Entre em contato

(47) 3393-4738 / (47) 99641-7888

Buscar Imóveis

Adega de Vinhos Subaquáticos e Enoturismo Marinho em Bombinhas - Santa Catarina

18-10-2021 // Bombinhas



A novidade da primeira vinícola subaquática do Brasil, que ficará entre a praia de Bombinhas e a praia do Ribeiro, em Bombinhas, será um incentivo econômico e turístico para a rota do vinho em Santa Catarina, isso porque todos os rótulos submersos são catarinenses.

A iniciativa é do governo municipal de Bombinhas através do prefeito Paulo Henrique Dallago Muller, o Paulinho (DEM), com apoio de empresários locais e da deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, (sem partido).De acordo com Renieri Antoino Balestro, o Neio, um dos idealizadores do projeto, a gaiola onde os vinhos devem ficar foi produzida em Itajaí e que o envelhecimento do vinho ocorre por diversos fatores.

Gaiolas onde garrafas de vinhos ficarão no fim do mar foi produzida em Itajaí – Foto: Adega de vinhos subaquáticos/Divulgação
“Os dois principais fatores que ajudam o envelhecimento do vinho é a regularidade na temperatura e pouca incidência de luz. Os vinhos serão selecionados primeiramente levando em conta experiências existentes desde 2009”, explica.Entre os países que já executam esse processo estão Estados Unidos da América, Espanha, Itália, França, Portugal, Croácia, Chile, Argentina e Uruguai.
Prefeitura anunciou que Bombinhas passa a integrar rota do vinho – Foto: Secom Bombinhas/DivulgaçãoPrefeitura anunciou que Bombinhas passa a integrar rota do vinho – Foto: Secom Bombinhas/Divulgação

“Bombinhas foi escolhida porque eu e o Sommelier Eduardo Lazzarim moramos e trabalhamos aqui e a estrutura já existente em Bombinhas atende perfeitamente às necessidades referente ao mergulho. E, por fim, as ótimas condições geográficas que temos aqui em Bombinhas para a instalação do projeto”, destaca Neio.

Rótulos catarinenses

Nos próximos 30 dias, 1000 garrafas ficarão submersas de 3 a 6 meses, o que equivale ao envelhecimento de 2 a 3 anos, todos os rótulos são catarinenses, o que para Paulinha une a Serra e o Mar e aquece o mercado de vinhos em todo o Estado.

“Pra mim uma das coisas mais fantásticas desse projeto é a união da serra e o mar, incentivando o turismo catarinense e aquecendo o mercado de vinho em todo estado. Todas as vinícolas de Santa Catarina aderiram ao projeto”, destacou Paulinha.

A deputada destacou ainda que os próprios mergulhadores poderão escolher os vinhos no fundo do mar, que posteriormente serão distribuídas em restaurantes de Bombinhas.

Bombinhas na Rota do vinho

A Prefeitura de Bombinhas anunciou no último fim de semana que o município passou a integrar a rota do vinho com a primeira vinícola subaquática do Brasil. A sintonia entre serra e mar, fará com que Bombinhas seja a primeira cidade do Brasil, e uma das 10 do mundo, a ter uma vinícola subaquática. Tendência nos últimos anos, a técnica está sendo usada por várias vinícolas mundo afora.

Mergulhadores poderão escolher as garrafas no fundo do mar – Foto: Vinícola subaquática/DivulgaçãoMergulhadores poderão escolher as garrafas no fundo do mar – Foto: Vinícola subaquática/Divulgação

A iniciativa é uma parceria entre o município, empresários locais e a associação dos vinicultores da serra catarinense, com o apoio da deputada Estadual Paulinha, a novidade de nível mundial deve chegar em breve na cidade de Bombinhas.“Com essa iniciativa, Bombinhas mais uma vez se destaca por proporcionar novas experiências turísticas e oportunizar novos negócios no município”, traz a nota.

A expectativa é que até o mês de novembro os vinhos já estejam submergidos em uma área autorizada para este fim.

Rota do Vinho

No Enoturismo, os destaques são as vinícolas da Serra Catarinense, que produzem vinhos e espumantes premiados nacional e internacionalmente, e o Roteiro Vale da Uva e do Vinho, no Vale do Contestado.

Compartilhe











Apaixone-se por Bombinhas.

Encontre o melhor local para você passar as férias.